quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Esfoliação Caseira

Oie, genteeemmm!

Eu raramente tenho problemas com cravos e espinhas, mas depois que eu comecei a usar make completa com base, pó e afins, notei que meu rosto começou a produzir espinhas devido aos poros obstruídos pelo acúmulo da maquiagem que não sai completamente apenas com a limpeza diária com água e sabonete.

A esfoliação é importante para evitar que esse acúmulo de impurezas ocorra na pele, e também para retirar aquela camadinha de células mortas que vai formando uma barreira, impedindo que seus produtinhos de beleza como hidratantes sejam absorvidos por completo. Essa esfoliação deve ser feita tanto no rosto quanto no corpo todo, principalmente nas áreas onde há o acúmulo de células mortas como os cotovelos, joelhos e calcanhares, pelo menos 2 vezes no mês (de 15 em 15 dias), pois se feita com muita frequência pode tornar sua pele muito sensível.

Eu costumo comprar esfoliante próprio para minha pele ressecada, mas ele acabou tem um tempinho e não estou muito afim ($) de comprar um agora, então resolvi fazer o meu esfoliante em casa!

Um esfoliante nada mais é do que um creme facial com micropartículas. Porém, devemos ter cuidado com o quê usar para promover essa esfoliação, e dependendo do ingrediente podemos ter variações no resultado final.



Para o corpo podemos usar um agente esfoliante mais abrasivo como o açúcar cristal, aveia em flocos, sementes de maracujá trituradas levemente no liquidificador, sal grosso...


Misturinha de mel, sal grosso e fubá para esfoliar o corpo.
Para o rosto que é mais sensível, temos que ter mais cuidado. Podemos usar o açúcar refinado, aveia em flocos finos, fubá de milho, borra de café...



Podemos usar como base para o esfoliante (creme), iogurte natural, mel, mamão amassado, azeite de oliva ou até creme de limpeza facial...



A proporção da mistura entre o creme e o agente esfoliante é de meio a meio, ou seja, para 1 colher de sopa de creme usará 1 colher de sopa de agente esfoliante.


Farinha de aveia e mel
Antes da esfoliação, é importante higienizar a pele com sabonete e tônico facial.

Para a minha pele seca, usei uma colher de sopa de iogurte natural e uma colher de sopa de açúcar refinado. Misturei tudo e apliquei no rosto fazendo movimentos circulares suaves por toda a face, evitando a área ao redor dos olhos. Após alguns minutinhos esfoliando, eu enxaguei normalmente com água fria, que ajuda a retrair os poros.

Mapinha de movimentos a serem feitos com as pontas dos dedos.
Adoro essas receitinhas caseiras que são baratinhas e funcionam tão bem quanto um produto industrializado. A pele ficou mais clara e macia, o hidratante absorveu com maior facilidade e não ficou com aquelas pelezinhas descamando no rosto. Fiquei uma Lady com pele reluzente! hihihi 

Espero que tenham gostado das dicas, e se quiserem mais receitinhas de esfoliantes é só pedir aqui nos comentários que eu farei uma postagem exclusiva para vocês!

Mil Beijoks!!!!

4 comentários:

  1. Que bacanas suas dicas, Sheila! Eu sempre fazia com açúcar e óleo de amêndoas, mas não estava colaborando com minhas espinhas.. Vou tentar este com mel. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Fê

      Eu gosto de usar ingredientes não oleosos, como o iogurte e mel...

      Beijinhos!!! =)

      Excluir
  2. Já testei, mas não gostei muito do resultado :( mas arrasou no post bjs!
    http://oficialblogthainarasimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thai!

      Eu já testei alguns esfoliantes industrializados e alguns caseiros. Em ambos obtive resultados satisfatórios e outros nem tanto... Acho que é questão de ir testando até descobrir um que atenda suas necessidades.

      Por enquanto, para o rosto estou gostando muito da receitinha caseira de iogurte natural, açúcar e coloco um pouquinho de fubá de milho, pra ficar mais abrasivo. Minha pele fica bem macia. =D

      Obrigada pelo elogio!
      Muitos beijinhosss!

      Excluir

Deixe seu comentário aqui no blog, ficarei feliz em respondê-lo! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...